Liberação do calibre 9mm para a Polícia Militar aumenta o perigo para a sociedade!

 

Vejamos o absurdo que saiu recentemente na Folha de São Paulo. Segundo a Folha o calibre 9mm é um dos “mais letais do mundo” e seu uso acarretaria risco de morte para o policial ou para a sociedade.

Dona de uma matéria com ignorância sem tamanho, a Folha de São Paulo, por meio de pessoas inexperientes em segurança pública ou desconhecem sobre o tema ou são portadores de demência crônica.

Pelo teor da notícia “Arma do Exército é liberada para policiais”, em uma primeira análise, chega-se à conclusão de que o crime e os homicídios aumentariam devido à liberação do 9mm aos policiais.

Realmente o calibre 9mm ou 9×19 é um excelente padrão de cartucho. Foi desenvolvido na Alemanha para ser usado nas pistolas Luger no início do Século XX. Devido ao sucesso da arma Luger P06 e P08 (abaixo mostrada), e sua utilização tanto na Primeira Guerra Mundial quanto na Segunda, esse calibre angariou mais fama do que realmente eficácia. Sua fama é oriunda, sobretudo por ter sido utilizada pelo lado negativo da guerra: a Alemanha! Ora! porque os EUA não utilizaram o calibre 9mm na Segunda Guerra Mundial se este calibre é tudo o que se fala? 

Pistola Luger em calibre 9×19 Parabellum

Essa munição possui um poder razoável de penetração, porém perde em “poder de parada” para inúmeras munições. Por exemplo, ao se levar um tiro de 9mm, em alguns casos, a munição tem tamanho poder de penetração que a vítima não percebe que foi baleada, de forma que continua a praticar o ato ofensivo a outrem. Entretanto, ao se receber um disparo de .40 ou 45 ACP a vítima é praticamente arremessada para trás, cessando instantaneamente a ameaça.

O calibre 9mm, portanto, não seria indicado para defesa pessoal devido à ausência do chamado stoping power (poder de parada). Esse calibre é uma munição de pistola que, mais por fama e propaganda, foi considerado um super calibre. O calibre 9mm perde, em poder de parada, para várias munições, inclusive a .40 da Polícia Militar. Esse falso conceito de que o 9mm é o calibre mais letal se deve à sua fama angariada e difundida devido sua utilização na Primeira e Segunda Guerra Mundial, fruto de uma propaganda de guerra.

Ao lado temos a tabela de velocidade e energia de várias munições permitidas e restritas, onde se verifica que o 9mm perde em poder de parada para o .357mag, .40S&W, .45ACP e .357Sig. Comparando, ainda, a velocidade entre o 9mm e o .45ACP verifica-se que a velocidade do projétil do último é muito menor do que a velocidade do 9mm, porém o 45ACP possui praticamente 1/3 a mais de energia de parada.

Também se deve mencionar que a fama do 9mm se deve ao fato de que as empresas bélicas nacionais como TAURUS, IMBEL, etc, não disponibilizavam esse calibre para a população civil e polícia militar, resultando na fama de que esse calibre seria somente para a guerra. Vejamos o tamanho da bala 9mm em comparação com outros calibres, para desmistificar um pouco esse tema. Na imagem ao lado podemos notar o diminuto tamanho do calibre 9mm em comparação com outros calibres.

Portanto, somente pela análise visual da munição 9mm em comparação com outros cartuchos mais conhecidos se pode notar que a mídia sensacionalista tenta difundir na ideia da sociedade que o calibre 9mm seria um super calibre de guerra, que deveria ser, inclusive, proibido para a Polícia Militar. 

Graças ao entendimento justo e correto do Exército Brasileiro, que vem buscando uma correta interpretação da lei, o calibre 9mm foi liberado para a PM e para os Atiradores Desportistas. Para se ter noção do absurdo da reportagem da Folha de São Paulo, vejamos um trecho do ouvidor da Polícia de São Paulo, Júlio César Fernandes Neves, onde aduz que:

 

“… essa liberação é equivocada e pode provocar a morte de pessoas pelos policiais…” “Onde se deveria dificultar, estão, na verdade, facilitando. Isso é um estímulo para o aumento da letalidade policial. Porque um policial com uma arma dessas vai se sentir mais poderoso e com facilidade para tirar a vida de alguém”.

 

Como qualquer pessoa tem direito de expressar sua opinião, inclusive por se tratar de uma prerrogativa constitucional, acredito ser de uma imbecilidade sem precedente o afirmado pelo ouvidor. Parte do ponto de vista estritamente subjetivo, julgando o íntimo de uma classe tão sofrida quanto à do Policial Militar. Dizer que o Policial se sentiria mais poderoso porque sua munição é pouca coisa mais rápida em velocidade que uma .40 e, ainda, com menos poder de parada me parece coisa de comediante.

Não seria crível supor que o Policial, ao portar uma arma em calibre 9mm se “sentiria mais poderoso” e, por isso, mataria mais. O que faria o PM se estivesse com um fuzil??? Mataria mais pessoas??? Tal premissa é irracional e não se sustenta sequer pela lógica do armamento, já que o 9mm, inclusive, tem menor poder de parar o ofensor do que o já usual .40 da PM.

O que causa esse maior poder de penetração do calibre 9mm diz respeito ao tamanho e peso do projétil, que repercuti na penetração ocasionada no alvo. O 9mm tem a massa e o tamanho do projétil mais leve e menor do que a grande maioria das munições, gerando um pouco mais de velocidade no projétil e seu consequente poder de penetração.

Segundo o próprio Wikipédia:

 

“O 9mm Parabellum pode não ser o calibre ideal para defesa pessoal, que se dão em confrontos que variam entre 5m e 30m e geralmente em perímetro urbano das grandes cidades. O risco de atingir um inocente que estaria por detrás seria iminente, além do que o agressor poderia ser transfixado e ainda permanecer de pé para tomar a arma de quem está com a pistola em ato de legítima defesa. Entretanto, o poder de penetração do calibre 9 x 19 mm pode ser “modificado” com o uso de munições do tipo ponta oca, diminuindo assim a penetração e aumentando em muito o poder de parada. O uso do calibre não é permitido a civis no Brasil, sendo de uso exclusivo de oficiais das Forças ArmadasPolícia Federal e Praticantes do tiro esportivo.”

 

Quando o calibre 9mm foi criado na Alemanha, pouco se sabia de balística aplicada, onde seus inventores procuraram criar um calibre com poder de penetração, pouco importando a energia causada por seu impacto. Portanto, dizer que o 9mm é um dos calibres mais letais não se afigura de bom tom, uma vez que possui vantagens e desvantagens como toda arma de fogo. Assim, sempre é bom estudar sobre armas de fogo, para não se deixar enganar por notícias sem qualquer fonte técnica e desprovida de argumentos lógicos.

 

O fundador do site Armas Históricas é Advogado. Colecionador da 2ª RM. Estuda armas de fogo e artefatos militares e seu impacto e relevância para os dias atuais. Também é entusiasta e participa de encontro entre colecionadores do Brasil e exterior. Sócio da Confederação Brasileira de Tiro Esportivo no Estado do Rio de Janeiro.

Categorias: Informativo

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *